• Renata Marcon - Negócios de Família

Aproveitar o tempo

Atualizado: 16 de Ago de 2020

Você também tem a sensação de faltar horas no dia e ao mesmo tempo não produzir nada?

O tempo parece estar cada vez mais escasso nos, tudo está acelerado, rápido, e as coisas são urgentes, elas são para ontem, como acompanhar essa loucura e conciliar as metas do trabalho, a família, os amigos, os exercícios, a leitura de um livro, meditação, alimentação saudável, cuidados pessoais, redes sociais, serviços domésticos, filhos, animais de estimação... Ufa!

São tantas tarefas para dar conta, que o dia parece ficar encolhido, e na ansiedade passamos um vasto tempo correndo, "apagando incêndio", e não priorizamos as ações que realmente nos geram resultados e nos aproximam daquilo que é relevante em nossa vida.

Em seu livro A Tríade do Tempo, Chistian Barbosa, apresenta uma nova perspectiva sobre como dividir seu tempo, ele afirma que nosso tempo é resumido em três esferas: IMPORTANTES, URGENTES e CIRCUNSTANCIAIS.

Importante é tudo aquilo que traz resultado efetivo, feito com prazer, tem prazo determinado, proporcionam satisfação pessoal e geram resultados a curto, médio e longo prazo. Urgentes, é aquilo que deve ser feito imediatamente, que gera resultado negativo se não for executada, uma atividade que ontem era importante, ou algo inesperado decorrente de imprevistos ou falhas. Circunstanciais, é a esfera que necessita de mais atenção, pois é aquela que não gera resultado nenhum, e além disso, causam frustação, angústia, decepção. São as tarefa pelas quais você deve dizer NÃO.


Mas existe um meio de ter a Tríade ideal? Seria o equilíbrio entre as esferas? Segundo o autor existe sim, “… a melhor tríade é aquela que traz felicidade para você” Chistian Barbosa. E nesse modelo a esfera da importância precisa ocupar 70% do seu tempo, 20% são as urgências e apenas 10% as circunstâncias.


Para melhorar a administração do seu tempo, separei algumas dicas:

- Desapegue do pensar em tudo que precisa ser feito, separe um tempo para isso, e anote as tarefas ao longo da semana.

- Separe as tarefas importantes e coloque em uma agenda com horário de início e fim.

- Antecipe aquilo que você conseguir, melhor antecipar uma tarefa importante que deixá-la virar urgente.

- Entenda o que é prioridade e o que deve realmente ser feito, lembrando que algumas de suas atitudes afetam diretamente a vida de outras pessoas.

- Mantenha o equilíbrio, esse é o objetivo final, entenda sua realidade e crie tempo de qualidade, é mais válido estar 20 mim 100%, do que 100 min 20%;


“Não tenha pressa, mas não perca tempo!” – José Saramago





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo