• Renata Marcon - Negócios de Família

Aproveite a promoção para se promover.

Como consumidor, você já comprou um produto, que dois dias depois apareceu com 50% de desconto?

O mesmo produto, na mesma loja, com as mesmas condições, só que pela metade do preço?

Como você se sentiu?!


É possível perceber que em alguns momentos do ano, as lojas abrem cheias de promoção e descontos com o objetivo de atrair mais clientes, aumentar seu faturamento ou liquidar estoques, fato é que, a cada promoção os clientes estão cada vez mais se acostumando em comprar apenas quando o baixa o preço.


As promoções podem esconder algumas armadilhas que a poderão afetar a curto, médio e longo prazo seu negócio:

· Desvalorização da marca

· Desvalorização do produto ou serviço

· Nivelamento baixo da qualidade dos seus clientes

· Perdas financeiras, por comercializar abaixo da margem

· Clientes que te compram apenas pelo preço

· Dificuldade de ter clientes recorrentes

· Dificuldade de fidelização.


Mas então fazer promoção e dar descontos é errado?


De maneira nenhuma, as promoções também guardam grandes ganhos para a empresa e para seus consumidores, é um jeito rápido de aumentar as vendas, atrair clientes (pelo preço), fazer dinheiro de estoque parado e alguns casos liquidar produtos fora de coleção.


O principal cuidado é realizar as promoções de maneira programada e não acostumar seu cliente ou viver de promoção. Realizar promoções em épocas diferentes do ano, cuidar para não terminar períodos de grande vendas, como Natal, ou Dia das Mães, e abrir no próximo dia útil liquidando todo o estoque, o cliente pode se sentir frustrado e até enganado.


Outro ponto é ficar sempre atento ao seu estoque e perceber se o preço de algum produto precisa sofrer alterações antes de "sair da moda", lembre, existem produtos que se são "concorrentes" dentro da sua empresa. E se necessário, criar maneira de promover essa mercadoria antes que ela precise de fato ser liquidada.


Uma dica é definir uma estratégia para suas promoções e principalmente, investir em marketing para alcançar mais pessoas, atrair consumidores que ainda não te compram e que gostam de promoção, a promoção é uma maneira de fazer pessoas chegarem até sua empresa e comprar seu produto ou serviço, afinal, nesse período, sua empresa pode ficar em maior evidência, outra dica é trabalhar para além da promoção, procure manter um contato com esse novo cliente.

Use DESCONTO como DIFERENCIAL e não como PRÉ-REQUISITO!

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