• Renata Marcon - Negócios de Família

Quando um assunto não tem resposta.

Atualizado: 16 de Ago de 2020

Outro dia me deparei com a seguinte afirmação:

" As pessoas não querem a verdade, querem a melhor versão."

Isso gerou uma reflexão sobre quantos assuntos em nossa vida deixamos de ser verdadeiros para dar a melhor versão, o famoso politicamente correto, acompanhe comigo esse exemplo:

Você resolveu ficar em casa no domingo para "maratonar" aquela série que você já assistiu duas vezes e simplismente AMA tanto que quer assisitir novamente. Quando seu telefone toca, é seu melhor amigo te convidando para um churrasco.

Você não quer ir, quer ficar em casa, seu amigo não assiste série e ainda tem pavor dessa que você gosta, aí você retorna com a seguinte verdade:

- Obrigada pelo convite, mas ficarei em casa hoje.

Seu amigo aceita? possivelmente não, e te pergunta o porquê, e ainda te chama de algum apelido desses chatinhos, e você vai novamente da verdade:

- Ficarei assistindo série.

Nesse momento você é criticado pela sua escolha, e você logo pensa, ou terei que mudar os planos e ir no churrasco ou acabar com a conversa aqui, decide pela segunda opção, e no outro dia sabe que terá uma explicação a dar.

Agora, imagina isso, ao invés da verdade você dá a melhor versão, e cria uma história, do tipo:

- Obrigada pelo convite, mas não estou me sentindo muito bem hoje, ficarei em casa.

Pronto!

Além da pessoa entender, no outro dia vai te perguntar se você está melhor.

A conversa durou 2 min, ficou tudo resolvido, você vai assisitir a série, o churrasco vai rolar, no outro dia estará tudo bem, nada de explicação, nada de problemas.


E eu te pergunto, em qual das situações nossa vida se encaixa por diversas vezes?

Como nós agimos com as pessoas e conosco, damos sempre uma versão negativa, estou cansada, doente, com dores, ou assumimos que queremos fazer outra coisa?


E quanto ao contrário, aceito as verdades, ou as pessoas estão sempre dando uma melhor versão, pois sou insistente e por vezes incoveniente?


Entre uma verdade e uma melhor versão qual você prefere ouvir?

Entre uma verdade e uma melhor versão qual você prefere dar?


Em um mundo apressado e carente seja qual você escolher, tenha em mente que o que você não deve abrir mão é ser verdadeiro com você, com seus valores e com seus sentimentos e que suas versões ou verdades não interfiram na feliciade dos demais, afinal vivemos em sociedade.


"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria." Charles Chaplin




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo